Instrumentos e Alusões

 

 

VIOLÃO

  • Surgiu na Região oriental : Península Ibérica pelos Árabes
  • Grécia ou Roma descendente da Lira grega
  • Seis a doze cordas( Si – Sol – Re – La – Mi grave)
  • Largamente usado na música  popular brasileira

 

 

 

TECLADO

  • Instrumento de tecla que possui riquíssimos recursos
  • Considerado mordernisssimo
  • Elétrofone
  • Século XX

 

VIOLINO

  • Corda Friccionada  por Arco
  • Arco em forma de vareta alongada com fios de crina de cavalo
  • Quatro cordas (sol – re = La –mi)
  • Apareceu na Itália na primeira metade do Século XVI
  • Em Destaque:  Antonio Stradivari ( 1644- 1737)

 

FLAUTA TRANSVERSAL

  • Madeira - embocadura livre
  • Posição: horizontal com bocal e corpo composto de chaves  para execução de notas
  • Três oitavas
  • Usada em orquestras apartir do Século XVII

 

SAXOFONE

  • Madeira –  Feito de Metal
  • Palheta Simples fixada na boquilha
  • Som únificado (Madeira e metal)
  • Tubo cônico – 26 orifícios e 23 chaves
  • Forma: Cachimbo
  • Tipos: Soprano  e Tenor  em Si bemol/ Barítono e Alto em MI bemol

  • Concluído em 1840 por Antonie Joseph Sax

 

CLARINETTE

  • Madeira - Palheta Simples acoplada a boquilha
  • Corpo de Madeira de chaves de metal
  • Adaptado em orquestras no Século XVIII

 

PERCUSSÃO - BATERIA

  • A percussão surgiu entre os povos primitivos
  • Mais de dois milhões de anos com a raça humana
  • Com o primeiro impulso sonoro – bater palmas
  • Imitar o som da natureza e chocalhar, socar, consusão, bater e raspar
  • Feita de tronco de arvores secos, sementes de frutos e outros
  • Evoluiu em sua constituição e em sua arte

 

ESCALETA

  • Melódica, claveta ou piánica
  • Aerofone de palhetas livres e harmônica de boca
  • Toca-se soprando através de orifícios e pressionando teclas
  • Duas a três oitavas

Instrumentos

        

 

 

REGÊNCIA

  • Arte de condução e coordenação de um coral, orquestra e variados grupos musicais
  • Através de movimentos, gestos o regente direciona seu grupo levando-o  a execução do musical
  • A maestria surgiu no Romantismo. E a batuta foi criada por Carf Maria Von Weber
  • Nosso regente: Jhonny

 

CAMERATA

  • Origem -  Século XVI  -  Renascença
  • Poucos integrantes que se encontram especializando em executar composições de gênero (Música de Câmara)

 

Arranjos

  • São os arranjos que adornam o musical e demonstram a riqueza e a criatividade de seus arranjistas.

  • Nele são encaixados os diversos instrumentais que adornam a execução musical.

 

CORO

  • Som coletivo
  • Atuação em celebrações e festas  Religiosas, civis, populares e particulares
  • Século XV: Coro assume a estrutura atual
  • A forma de coral é marcada no Barroco com Back e Handel
  • Sob quatro vozes primordiais: soprano, contralto, temor, baixo e outras intercalares
  • Século XX: aprimorou Técnicas

Música Clássica ou erudita:

Diversidade musical  da música tradicional, secular e Litúrgica  ocidental Surgiu no Século XVIII – Classicismo

 

Música Popular

Não  específico
Aparece  por volta de 1930
Fácil acesso
Música Popular Brasileira , uma das mais ricas

 

Música Sacra

Enaltece o Sagrado
Em Estilo
Destaca-se o Litúrgico